Terrotório

O projeto abrangeu predominantemente o distrito de Santarém.

Plataforma Multi-atores

Trata-se de um Grupo de Projeto criado para o desenvolvimento das Oficinas de Participação, constituído pela FAJUDIS-Federação das Associações Juvenis do distrito de Santarém, responsável do projeto, por Caminhos de Pax, responsável pelo desenvolvimento das três primeiras iniciativas do projeto. Na dinâmica criada, contou-se ainda com a participação das 10 instituições - Lares de Infância e Juventude - parceiras.

Process

Impulsos de Mudança é um projeto da FAJUDIS que entre outros objetivos pretende: i) Mobilizar os/as jovens para a prática de atividades de cultura, desporto e recreio com a participação das associações de juventude; ii) Reforçar a integração social, pessoal e profissional dos/as jovens; iii) Sensibilizar entidades públicas e privadas a potenciarem a valorização da comunicação/interação, por via do movimento associativo juvenil e do voluntariado. Em última instância pretende-se criar contextos facilitadores de processos de mudança quer ao nível pessoal, profissional, organizacional e na própria sociedade.

As Oficinas de Participação para o Bem-Estar e a Co-Responsabilidade, em conjunto com o visionamento do documentário Quem se Importa e das Conversas no Café de Bagdad, constituíram as três primeiras atividades que de certa forma abriram o caminho para estes Impulsos de Mudança.

Nestas Oficinas de Participação estiveram presentes mais de 117 Jovens das 10 instituições parceiras do projeto: 9 do distrito de Santarém e 1 do distrito de Leiria. No âmbito deste processo participativo realizaram-se 11 Sessões e foram recolhidas 1334 respostas às seguintes questões: 1.O que é para ti o Bem-Estar? 2.O que é para ti o Mal-Estar? 3.O que estás ou podes fazer para melhorar o teu Bem-Estar e o Bem-Estar dos outros?

No âmbito do Projeto Impulsos de Mudança, existem várias iniciativas em curso no decorrer de 2014 até meados de 2015. Estas iniciativas dirigidas aos jovens dos Lares de Infância e Juventude e aos jovens do movimento associativo juvenil, são neste momento pensadas em função do conceito de Bem-Estar encontrado no âmbito do processo participativo e são avaliadas através da avaliação dos níveis de Bem-Estar dos Jovens no fim de cada atividade, tendo sido para o efeito criado um instrumento de avaliação especifico. Não existe nenhuma ação concertada ao nível territorial para a implementação de um território de co-responsabilidade mas acreditamos que este projeto e o trabalho já realizado pode abrir um caminho para o mesmo

Participation in the network

Your activity in the network of the current project and your participation in other Wikispiral projects